Alceu Penna e sua importância para a moda brasileira

Quando pensamos na história da moda brasileira logo nos vem a cabeça grandes nomes como Dener Pamplona ou Clodovil Hernandes, mas poucos conhecem Alceu Penna, um grande ilustrador e estilista brasileiro.

Alceu Penna era cartunista e foi um dos pioneiros quando o assunto é moda brasileira. Nascido em Minas, se mudou para o Rio de Janeiro aos 17 anos e passou a divulgar suas ilustrações para revistas e jornais, ganhando destaque com as capas da famosa revista “O Cruzeiro”.

Alceu Penna e Hubert Givenchy - Foto: Reprodução
Alceu Penna e Hubert Givenchy – Foto: Reprodução

Além de capas de revistas, ele também desenvolveu capas de quadrinhos, livros, capas de discos infantis, embalagens e peças publicitárias, cenários e figurinos para shows em cassinos, teatro, cinema e televisão, desenhou fantasias para escola de samba, estampas para a indústria têxtil e coleções de moda. Foi também um dos principais responsáveis pelo estilo de Carmen Miranda, sugerindo que a cantora renovasse todo seu guarda roupa com saias multicoloridas, turbantes e plataformas. Seu trabalho de maior destaque foi na coluna “As Garotas” da revista “O Cruzeiro”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em “As Garotas”, ilustrava o lifestyle das jovens cariocas, os lugares mais badalados, suas opiniões sobre diversos assuntos, as músicas do momento e principalmente as roupas que usavam. Com traços e pinceladas, identificava as cores, texturas, modelagens, padrões (e até tecidos!) que estariam em voga. Alceu ditava moda entre as garotas reais do Brasil, tudo que suas personagens usavam na coluna semanal era reproduzido nas ruas.

 

Croquis desenhados por Alceu Penna para Rhodia - Foto BeYou (exposição Arte na Moda MASP)
Croquis desenhados por Alceu Penna para Rhodia – Foto BeYou (exposição Arte na Moda MASP)

Outra grande contribuição de Alceu para moda foi em conjunto com a gigante dos têxteis Rhodia. Durante a década de 60 desenvolveu diversas coleções em parceria com a empresa, suas criações rodaram o Brasil, Europa, Ásia e América do Norte em desfiles e grandes apresentações.

Conhecer a carreira de Alceu Penna é ir cada vez mais fundo na história da moda brasileira, entendendo mais sobre a cultura de moda no nosso país e valorizando seus grandes nomes.

Leitura complementar: Livro “Alceu Penna e as Garotas do Brasil” de Gonçalo Jr.

Leia o post anterior:
Vestido para colorir é criado por dupla holandesa

Já imaginou poder colorir sua própria estampa e sair por aí desfilando com ela? Isso já é possível! Uma dupla...

Fechar