Slow Fashion: Entenda esse novo comportamento de consumo

O sistema fast fashion* está dominando o mundo dos negócios de moda, extremamente rentável para as empresas e atrativo para o consumidor, as grandes marcas de fast fashion tem produzido cada vez mais e mais rápido e a preços bem baixos.

Mas existem indícios de um novo comportamento de consumo, com uma atenção redobrada com os processos e com o tempo de uso das peças, o Slow Fashion*.

Segundo Carlo Vezzolli, pesquisador do Instituto Politécnico de Milão (BERLIM, 2012), existem quatro cenários para que os produtos de moda tenham um ciclo de vida mais longo. São eles:  compartilhamento de roupas; aluguel de roupas para o dia a dia; participação do usuário na criação e produção, personalizando as peças; lojas e marcas que oferecem serviços de manutenção, restauração e roupas sob medida.

Alguma coisa soa familiar para vocês? Pois é, a BeYou é a primeira aqui no Brasil a promover essa interação entre usuário e marca e abrir espaço pra galera nova criar para sua marca favorita. Quando você participa do processo criativo, cria afeto pela peça, diminuindo as chances de descartá-la no auge da sua vida útil.

Outra galera bacana também já começou a se inspirar nessa tendência comportamental promovendo bazares de trocas de roupas, espaços para aluguel de roupas para o dia a dia e workshops de customização.

Criadores e consumidores podem encontrar maneiras de fazer uma moda mais limpa, tendo consciência dos impactos negativos que a cadeia de moda causa no mundo e mudando seus hábitos mesmo que com as pequenas atitudes.

*Fast Fashion:

Expressão fast-fashion relaciona-se com a velocidade com que os produtos são criados, produzidos, distribuídos e vendidos(BERLIN, 2012)

**Slow Fashion:

uma abordagem diferente em que os designers, compradores, varejistas e os consumidores estão mais conscientes dos impactos dos produtos sobre os trabalhadores, comunidades e ecossistemas (FLETCHER, 2011)

Leitura Complementar:

  • Moda e sustentabilidade: design para mudança por Kate Fletcher
  • Moda e Sustentabilidade: Uma Reflexão Necessária por Lilyan Berlin
  • Relações entre moda e Sustentabilidade por Anne Anicet (artigo disponível aqui)
  • The True Cost (documentário) disponível no Netflix aqui

Leia o post anterior:
Os croquis de Versace e Zuhair Murad para J. Lo

Figurinos de grandes perfomances são o sonho de qualquer criador. Neles, o estilista pode deixar a imaginação fluir e abusar...

Fechar