5 frases que quem faz moda está cansado de ouvir

Moda ainda não é uma profissão tão comum aqui no Brasil, por isso muita gente não entende muito bem o universo fashion e acaba fazendo comentários e perguntas engraçadas (e outras nem tanto). Se você faz ou quer fazer moda, já deve ter ouvido uma ou todas essas frases alguma vez!

Você vai ser costureiro?

moda2
“Oi? Não, eu não vou costurar suas calças” – Foto: Reprodução

Costureiro é uma profissão muito digna e linda, que exige muita dedicação e talento, mas nem todo estilista é um grande costureiro e uma coisa não tem muita relação com a outra. As pessoas ainda estão presas à ideia de que, se você vai fazer moda, vai ter que saber costurar muito bem e de quebra fazer umas barras de calças por aí.

Desenha um vestido pra mim?

moda1
“Você vai pagar por ele?” – Foto: Reprodução

Essa é típica e pode aparecer na variável “Você vai fazer meu vestido de noiva!”, mas nunca vem acompanhado de “quanto você cobra?”. Essa frase tem dois grandes problemas: o primeiro é que nem todo mundo que quer entrar no mundo da moda precisa desenhar, existem grandes estilistas que fazem croquis bem estranhos, mas tem grandes ideias e conseguem se comunicar por meio de uma boa ficha técnica. O segundo é que, bom, se sua profissão é criar modelos e desenhá-los, as pessoas deveriam te pagar por isso, concorda?

Você vai fazer aquelas coisas esquisitas de desfile?

"Vou, inclusive, meu público alvo é a Lady Gaga!" - Foto: Reprodução
“Vou, inclusive, meu público alvo é a Lady Gaga!” – Foto: Reprodução

Ainda é muito complicado para as pessoas entenderem que “aquelas coisas esquisitas” fazem parte de um conceito e que muitas vezes o que vai para as lojas é apenas a cor, textura, uma gola ou decote daquela peça. Pouca gente consegue ter ideia do quanto é difícil criar, modelar, costurar aquilo. Mais respeito com trabalho alheio, por favor!

Como assim você não quer ser estilista?

moda3
*longo suspiro* – Foto: Reprodução

Se as pessoas ainda não entenderam muito bem a diferença entre costureiro e estilista, imagina entender que existem muuuuuuitas profissões possíveis de se trabalhar dentro da moda? Para os que escolheram um desses caminhos, o desafio é explicar o que você quer fazer e porque raios resolveu não “desenhar vestidos”.

Eu estou bem vestido?

moda4
“Você quer mesmo saber?” – Foto: Reprodução

Toda pessoa que faz moda é automaticamente escalada para personal stylist da família e dos amigos e isso é claro, pode dar aquela inflada de ego, mas também nos coloca em cada saia justa! Afinal, o que é “estar bem vestido?”, muitas vezes você mal conhece a pessoa ou o estilo dela e é questionada para opinar sobre a roupa dela.

A moda e o estilo vão muito além de programas como “Esquadrão da Moda” e a gente é ensinado nos cursos e na faculdade a sempre respeitar e entender o estilo alheio, buscando sempre alternativas mais elegantes, mas sem perder a essência. Além do mais, ninguém quer ouvir que não está bem vestido, então por que perguntam, né?