Anna Wintour, a editora de moda mais influente do mundo

Anna Wintour nasceu no Reino Unido em 1949, filha de jornalista, ajudou seu pai, editor do jornal Evening Standard, a torná-lo um dos jornais mais populares entre os jovens dos anos 60. Foi editora assistente da Harpers Bazaar e de outras publicações até chegar a Vogue em 1983.

Wintour se tornou editora-criativa , cargo criado pela Condé Nast especialmente para ela, na época em que Grace Mirabella era editora chefe da Vogue Americana. Em 1988 já assumia o lugar de Grace e começava sua história como a editora chefe mais influente do mundo da moda.

No comando da Vogue, revolucionou a imagem da revista, rejuvenescendo a publicação e colocando, além das modelos, nomes famosos na capa, como Oprah Winfrey, Hillary Clinton e até Kim Kardashian. A opinião de Anna Wintour é a mais requisitada no mundo fashion, estilistas consagrados contam com conselhos e dicas da editora, além de espaço na revista de moda mais importante do mundo. Marc Jacobs, Stella McCartney, Tom Ford e John Galliano caíram no seu gosto e devem parte da sua carreira a Anna.

anna-wintour-
Foto: Reprodução

Já famosa no meio fashion, Wintour ganhou atenção mundial quando sua ex assistente pessoal lançou o livro O Diabo Veste Prada. Lauren Weisberger nunca assumiu que a obra era uma autobiografia e que a editora retratada no livro seria Anna Wintour, mas a maneira como Miranda trata seus funcionários e a similaridade entre as duas faz com que a gente acredite que muita coisa é real. O livro virou filme em 2006 e a editora Miranda Priestly foi muito bem interpretada por Meryl Streep. Em tom de provocação, Anna chegou à pré-estréia de gala de O Diabo Veste Prada vestindo nada mais, nada menos do que um autêntico Prada.

Em 2009, foi lançado um documentário chamado The September Issue, retratando o dia a dia da editora durante o planejamento da edição de Setembro em 2007, uma das mais faladas de todos os tempos e com um total de 900 páginas! O documentário mostra como é o dia a dia de uma revista como a Vogue e de como o glamour que muitos pensam existir na moda é na verdade uma grande utopia. Quem quiser ver, a gente encontrou ele disponível e legendado no Youtube aqui.

Leia o post anterior:
SPFW anuncia grandes mudanças

Uma grande mudança promete revolucionar a semana de moda paulista, Paulo Borges resolveu reformular todo o calendário do SPFW para...

Fechar