Elsa Schiaparelli: O surrealismo na moda

 

Engana-se quem pensa que essa moda autoral e digamos “bizarra” surgiu agora com os desfiles e estilistas do século XXI, engana-se também quem pensa que Saint Laurent foi o primeiro a transpor uma obra de arte para o vestuário. Conheçam Elsa Schiaparelli, uma italiana que vivia na França e que dizem as más línguas era inimiga número um de Coco Chanel (sempre existe fofoca, né?).

Schiap chegou ao topo durante a década de 30, seu design era extremamente excêntrico e suas peças poderiam ser facilmente confundidas com obras de um museu, além da criatividade e talento, a estilista tinha fontes incríveis de inspiração, já que era amiga de grandes artistas e pensadores da época como Jean Cocteau, Christian Bérard e seu maior parceiro: Salvador Dalí.

Chapéu sapato e vestido lagosta - Foto: Reprodução
Chapéu sapato e vestido lagosta – Foto: Reprodução

Inclusive, algumas de suas peças mais famosas foram criadas ou inspiradas no artista surrealista, é o caso do chapéu sapato, do vestido lagosta, do tailleur gaveta e da bolsa em formato de telefone. Chegou a vestir estrelas como Greta Garbo, Joan Crawford, Carole Lombar e Mae West, mas não produziu muitas peças para figurinos de cinema. Inovação foi a palavra para essa mulher, o zíper, por exemplo, que antes ficava escondido ganhou destaque e fez parte do design de suas peças.

Como se não bastasse, Schiap foi a criadora um dos tons de rosa mais famosos de todos os tempos: o “schocking” (rosa-choque), que foi utilizado em muitas de suas criações e é até hoje o queridinho de grande parte das garotas.

É importante pensarmos também nos artistas, estilistas e artesãos de vanguarda das décadas passadas, Schiaparelli não ficou nem de longe tão famosa quanto Coco Chanel, mas seu trabalho é tão impressionante que merece ser divulgado e conhecido.

 

Leia o post anterior:
5 dicas para ir bem em uma entrevista de emprego em moda

A cena em que a personagem Andy entra na sala de Miranda Priestly para uma entrevista de emprego na maior...

Fechar