Cleópatra – Figurino da Semana

Filme de 1963, conta a história de Cleópatra, rainha do Egito, interpretada por Elizabeth Taylor. Foi contracenando nesse longa que a atriz encontrou seu grande amor Richard Burton, com quem se casou duas vezes. O figurino conta com uma equipe de peso, é assinado por Irene Sharaff, Renie Conley, Vittorio Nino Novarese (que cuidou dos figurinos masculinos).

Elizabeth Taylor e Richard Burton - Foto: Reprodução
Elizabeth Taylor e Richard Burton – Foto: Reprodução

O filme se passa em cenários grandiosos e toda a produção custou mais de 35 milhões de dólares, quase levando a 20th Century Fox à falência. Só no figurino foram investidos mais de 190 mil dólares, 26 mil trajes foram confeccionados, entre os personagens principais e os figurantes.

Elizabeth Taylor interpreta Cleópatra - Foto: Reprodução
Elizabeth Taylor interpreta Cleópatra – Foto: Reprodução

A personagem principal Cleópatra tem um guarda roupa de 60 trajes completos, com vestidos de cintura finíssima, fios de ouro, muito tecido drapeado e muitas e muitas jóias, entre anéis, grandes colares, braceletes e pulseiras de serpente.

Detalhes dos figurinos masculinos - Foto: Reprodução
Detalhes dos figurinos masculinos – Foto: Reprodução

O longa levou o Oscar de melhor figurino naquele ano, mas foi duramente criticado, pois as peças usadas para retratar a vida da rainha do Egito não representavam de fato a época e a região em que a história se passa.

O trabalho de construção desse figurino é até hoje muito comentado em salas de aula e por apaixonados por moda do mundo inteiro, não pela fidelidade de representação histórica, mas pela grande produção e pela riqueza de detalhes que o figurino de Cleópatra apresenta. O filme é longo, mas é inspirador e vale cada segundo!