Você sabe a origem da palavra moda?

Todos os dias, ou pelo menos quase, ouvimos a palavra moda em diversos contextos; seja para assuntos relacionados a vestimenta e costumes, até para se referir a algo que está em alta em qualquer setor de atividade.

Mas você conhece a origem da palavra? Ou sabe como surgiu esse termo tão utilizado?

Não é à toa que a palavra moda é sempre utilizada para se referir a roupa. O termo nasce no século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e vem do latim “modus”. A relação com as vestimentas surgiu para diferenciar um padrão existente, onde se usava um estilo de roupa desde a infância até a morte.

É importante lembrar que antes, a indumentária levava séculos para sofrer alterações, por isso a história da indumentária é antecessora a história da moda.

A moda surge quando a burguesia passa a imitar as roupas para se parecer com os integrantes da nobreza. A nobreza percebendo esse processo de inspiração/cópia, passa a criar novos estilos, em busca de diferenciação. É aí que o conceito de moda como algo extremamente efêmero surge.

Isso foi se alastrando e eclodiu com maior intensidade na revolução industrial, principalmente depois da criação das máquinas de costura.

Desde então, o processo de desenvolvimento das peças foi ficando cada vez mais veloz. Hoje, as tendências de moda são cada dia mais efêmeras, mas o processo de inspiração e cópia de quem está na mídia segue como nos séculos passados, basta olharmos para o BOOM de pessoas malucas atrás das peças icônicas que aparecem nas novelas e nas fotos das grandes blogueiras.

Leia o post anterior:
Evento do Desafio #2 teve bate papo sobre moda e tecidos sustentáveis

Na última quinta feira, 28, a BeYou em parceria com o LabFashion organizou o Rolê BeYou no LabFashion. Durante o...

Fechar