Post-Couture: baixe, imprima e monte suas próprias roupas

Baixar, “imprimir” e montar suas próprias roupas, é exatamente assim que o The Collective Post-Couture acredita que o futuro (nem tão distante) da moda será. A marca holandesa do designer Martijn van Strien pretende unir sustentabilidade e tecnologia, possibilitando que as pessoas montem e personalizem suas roupas sem o uso de costura ou modelagem.

Campanha - Fotos: Post-Couture
Campanha – Fotos: Post-Couture

Tudo começa com o download e personalização, o consumidor paga 40 euros para baixar o molde das peças, que podem ser ajustados e personalizados em softwares específicos. Depois o molde é cortado a laser direto no tecido, nesse caso a marca dá duas opções: você envia os ajustes para a marca, que corta sua peça e te envia a roupa pronta para ser montada ou você leva o arquivo até uma máquina de corte a laser perto de você, o serviço de corte da peça é cobrado pela marca e custa por volta de 130 euros.

Olha só como funciona o processo:

Post-Couture | How it works from martijnvanstrien.com on Vimeo.

Além do molde e do serviço de corte, a marca também oferece uma malha reciclável especial, feita de pet e muito semelhante ao neoprene chamada Space Fabric, que pode ser comprada separadamente. Essa malha é ideal, já que todo o sistema de montagem das peças é feito por encaixes, como em um quebra-cabeças.

Martijn van Strien, designer do projeto - Foto: Post-Couture
Martijn van Strien, designer do projeto – Foto: Post-Couture

Eu espero, que oferecendo às pessoas uma chance de influenciar e ser parte do processo de concepção e produção de suas roupas surgirão produtos muito mais atraentes do que a indústria atual faz.Martijn van Strien, designer holandês por trás do The Collective Post-Couture.

A marca se aproveita de diversas tendências que vem surgindo atualmente, como o genderless e a moda “diy” (faça você mesmo), mas a pergunta que não quer calar é: Será que esse é realmente o futuro da moda ou só mais uma tendência passageira?

Leia o post anterior:
Alfabeto Fashion, ilustradora cria alfabeto com croquis e marcas famosas

A ilustradora Natalia Jheté tem um traço delicado e extremamente particular. Com diversas ilustrações de moda, essa americana criou um alfabeto...

Fechar