Lygia Clark – A arte que inspira moda e design

Lygia Clark foi uma artista plástica brasileira que inspira até hoje a moda e o design com suas formas geométricas e cores sóbrias.

Lygia nasceu em Belo Horizonte em 1920 e em 1947 iniciou seus estudos com Burle Marx, mais tarde foi à Paris onde aprendeu com Léger. Já com grande influência, fundou o grupo Neoconcreto.

Série Bichos, Lygia Clark - Foto: Reprodução
Série Bichos, Lygia Clark – Foto: Reprodução

Suas criações começam a ganhar volume e sair do quadro, ocupando o espaço. O Casulo de 1959 foi o primeiro, antecedendo sua maior criação: a série Bichos. Bichos são esculturas em alumínio articuladas que convidam o espectador a interferir e interagir com a peça. Seria o início da arte participativa de Lygia.

Em 1968, Lygia lança “A casa é o corpo”, uma instalação de 8 metros de comprimento e dois compartimentos laterais. O centro é um grande balão de plástico. As extremidades são fechadas com elástico e as pessoas, ao se encostarem neles, provam as sensações de penetração, ovulação, germinação e expulsão.

Verão 2014 da UMA teve como inspiração as obras de Lygia Clark - Foto: Reprodução
Verão 2014 da UMA teve como inspiração as obras de Lygia Clark – Foto: Reprodução

Suas obras, em especial a série Bichos, inspiraram diversos estilistas e designers. A artista ganhou um Doodle (homenagem do Google) em 2015 e foi tema da coleção Verão 2014 da marca UMA e do estilista Gustavo Carvalho também em 2014 pela Casa de Criadores. Suas obras também foram tema de duas grandes exposições, “Lygia: Uma retrospectiva”no Itaú Cultural e “Lygia Clark:The Abandonment of Art” no MoMa.

 

Leia o post anterior:
Beyoncé fala sobre a influência da moda em sua família

  Quem vê Beyoncé usando roupas das maiores grifes do mundo não imagina onde tudo começou. Nessa segunda feira, 6,...

Fechar