Ex-moradora de rua cria loja solidária em seu TCC

Geralmente o público alvo da grande maioria dos TCCs de moda do país são mulheres, jovens, de classe média alta. Pouco a pouco, isso vem mudando. Iniciativas sustentáveis e sociais vêm ganhando a mídia, um exemplo disso é o Re Solidário.

O Re Solidário é o projeto de TCC da aluna Jaqueline Soares, com o lema Reutilize, Reame, Recomece. A ideia é proporcionar aos moradores de rua e às famílias menos favorecidas de Florianópolis uma experiência de consumo de moda.

Para isso, Jaqueline montou um espaço aberto que funcionou como uma “loja”, com roupas lavadas, passadas, separadas por tamanhos e categoria. Cada morador de rua recebeu um vale compra de 50 reais para escolher suas peças favoritas.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ao todo, foram mais de 2500 peças e 300 pessoas beneficiadas, que puderam pela primeira vez em muito tempo, escolher suas próprias roupas e pagar por elas.

A ideia surgiu da experiência de vida da estudante. Quando nasceu, sua irmã gêmea foi adotada, mas ela continuou com sua mãe biológica. Anos mais tarde, foi encontrada pela família adotiva da sua irmã na rua e pedindo esmolas. Depois de outro processo judicial, Jaqueline foi adotada.

A criatividade sendo usada para ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor. Confira o vídeo e emocione-se!