#MEUCORPOÉREAL: Um minidocumentário sobre a diversidade de corpos e a moda

Um dos maiores desafios para os novos criadores é tornar o design mais inclusivo. Quando o assunto é moda então, o perfil do consumidor “perfeito” é sempre feminino, jovem, com alto poder aquisitivo e com corpo esguio. Uma verdadeira utopia quando analisamos os consumidores reais.

 Uma estilista resolveu colocar o dedo na ferida e abordar um assunto pouco falado na grande mídia: moda e deficiência. Michele Simões é autora do blog Guia do Viajante Cadeirante e do evento Fashion Day Inclusivo e trás um sopro de esperança para uma moda brasileira mais democrática.

Michele sabe bem como é não se sentir incluída no mercado de moda, ela se tornou cadeirante após sofrer um acidente em 2006. “Nós somos corpos invisíveis para a moda”, afirmou. Foi daí que nasceu o projeto #MEU CORPO É REAL.

Projeto #MEU CORPO É REAL - Fotos: Marco Maia
Projeto #MEU CORPO É REAL – Fotos: Marco Maia

Seu projeto #MEU CORPO É REAL busca levar até a indústria informações menos superficiais sobre os corpos que a mesma insiste em não reconhecer. O minidocumentário expõe a total falta de representação desse consumidor na moda, trazendo pessoas com diferentes tipos de deficiência falando sobre os problemas e desejos que tem em relação ao vestuário.

“Todas as roupas eu tenho que ajustar. Se tenho que ajustar, é porque a indústria não está preparada para me atender”, confessou uma das entrevistadas.

O projeto ainda vai além e busca abordar todos os corpos que não são representados pela moda e que existem e querem ser vestidos como qualquer outro. Afinal, esses são corpos reais. No Instagram, você também pode participar fazendo um depoimento e marcando o @meucorpoereal.

Confira agora o minidocumentário do projeto:

Ah! E se você ficou curioso sobre o Fashion Day Inclusivo, outro projeto da Michele, acesse esse link.

 

 

Leia o post anterior:
Você consegue identificar a que marcas essas peças pertencem?

Separamos os melhores looks dos últimos desfiles das semanas internacionais para te propor um desafio: identificar a que marcas essas...

Fechar