Book de tecidos: O que é, como fazer e por que usar

 A gente já falou aqui sobre a importância do sketchbook para todos os designers e criativos, hoje o assunto é mais focado em quem trabalha com tecidos, como designers de moda e interiores.

O book de tecidos é um grande catálogo que contém amostras de diferentes tecidos e informações como composição, aplicação, preço por metro ou quilo e em alguns casos instruções de lavagem.

Ele é importante durante duas etapas distintas de um projeto: o processo criativo e de desenvolvimento. Durante o processo criativo, entender como o tecido se comporta é imprescindível para ter um bom resultado. Já no processo de desenvolvimento, as amostras facilitarão seu contato tanto com fornecedores e vendedores quanto com seus clientes.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No evento que a BeYou organizou com o LabFashion para lançar o Desafio #2, as amostras de tecidos Ecosimple estavam dispostas para todos os visitantes,  facilitando o entendimento do caimento das peças que viriam a ser criadas. Esse foi um dos grandes desafios da nossa seleção: muitas peças incríveis que foram enviadas não ficariam sequer parecidas com os desenhos se confeccionadas nos tecidos propostos.

Para evitar esse problema e organizar seu próprio book de tecidos basta coletar diferentes amostras que podem ser retalhos de trabalhos antigos, doados por lojas de tecidos ou estofados, restos de produção de costureiras ou amigos ou ainda retalhos comprados por quilo.

booksdetecidos

A amostra não precisa ser muito grande, mas também não pode ser tão pequena a ponto de não conseguir entender como é o caimento e textura do material. Você pode organizá-las em uma pasta fichário e as informações necessárias podem vir da própria loja ou pesquisando valores aproximados na internet.

Mas não se desespere! Você não precisa coletar todas as amostras de uma única vez, esse é um processo que leva tempo e é construído pouco a pouco. Além de um catálogo de materiais, seu book se transformará em um grande arquivo dos projetos que participou e dos lugares que visitou.

 

Leia o post anterior:
Que capital da moda mais combina com você?

Responda o quiz e descubra que capital da moda mais combina com você.

Fechar