Agenda cultural de Setembro

Café Society – Brasil

O mais novo filme de Woody Allen se passa nos anos 1930 e traz toda a estética glamorosa de Hollywood daquela época. Além da história intrigante e dos cenários deslumbrantes, o filme é uma ótima pedida para os apaixonados por moda, já que tem Chanel assinando parte do figurino e das joias art deco.

AGENDA-CULTURAL-SETEMBRO-SP
Imagem de divulgação da mostra Criadores do Senac Penha

Mostra Criadores no Senac Penha  – São Paulo

Criadores reúne croquis exclusivos dos maiores estilistas brasileiros. Nomes como Oskar Metsavaht, Isabela Capeto, Samuel Cirnansck, Walter Rodrigues e Jum Nakao tem seus desenhos expostos no Senac Penha até 29 de outubro.

O horário de visitação é de segunda a sexta, das 8h às 21h e de sábado e domingo das 8h às 14h.

Art Weekend – São Paulo

O evento reúne 36 galerias em eventos gratuitos entre os dias 2 e 4 de setembro. Todas tem entrada gratuita e estão divididas entre Centro, Itaim, Jardins, Pinheiros e Vila Madalena. Para saber todos os endereços, confira aqui.

Design no Museu da Casa Brasileira – São Paulo

O Museu da Casa Brasileira recebe três exposições sobre design nesse mês. As mostras ficam em cartaz de 13 de agosto a 16 de outubro, com visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.

Entre as mostras, “Hugo França: Escalas em Contraste”, traz peças de mobiliário em madeira feitas pelo artista e pequenas miniaturas destas obras, confeccionadas pela artesã D’Ajuda.

“Design Mirim”, apresenta a vida adulta miniaturizada por meio de mobiliário e objetos de uso cotidiano reduzidos à escala infantil. Parte dos móveis é composta por cadeiras em pequenos tamanhos assinadas por designers brasileiros,como Jose Zanine Caldas e Lina Bo Bardi.

E Projeto Balanço MCB+BOOMSPDESIGN  traz uma retrospectiva de 11 balanços projetados por designers e arquitetos brasileiros e o lançamento de dois inéditos, assinados por Ruy Ohtake e Hugo França.

AGENDA-CULTURAL-SETEMBRO-RIO
“Das virgens em cardumes e da cor das auras” do Bispo do Rosário

Mostra apresenta a moda da Zona Norte – Rio de Janeiro

São 30 fotos, entre editoriais de moda e registros de estilos feitos nas ruas. A visitação acontece das 13h às 22h, de segunda a sexta, e de 10h às 22h nos fins de semana.

A mostra acontece no Centro Cultural João Nogueira e a entrada é gratuita.

CCBB recebe obras de Van Gogh, Cézanne e Matisse – Rio de Janeiro

O  “Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie” no Centro Cultural do Banco do Brasil fica em cartaz até 17 de Outubro.  A mostra apresenta obras-primas de uma geração de artistas pós-impressionistas.

As visitas acontecem de quarta a segunda, das 9h às 21h com entrada gratuita.

Bispo do Rosário ganha mostra no Rio – Rio de Janeiro

A mostra com 60 peças do artista Bispo do Rosário fica aberta para visitação até 4 de janeiro. “Das virgens em cardumes e da cor das auras” acontece no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea de terça a sábado, das 10h às 17h.

 

AGENDA-CULTURAL-SETEMBRO-BH
Compêndio para Uso dos Pássaros de Roney Manzi

Conjunto moderno da Pampulha – Belo Horizonte

O Conjunto Moderno da Pampulha era símbolo da força transformadora empregada por Juscelino Kubitschek na capital mineira. Mas a administração pública também estava atenta para o passado da cidade, tanto que, no mesmo ano, cria o Museu Histórico de Belo Horizonte, atual Museu Histórico Abílio Barreto. A exposição apresenta essa relação através de recortes de jornal, postais, fichas de ônibus, aquarelas, objetos e documentos relacionados ao Conjunto Moderno da Pampulha e que foram recolhidos durante a trajetória do MHAB.

A mostra acontece no Museu Histórico de Abílio Barreto até o dia 17 de Dezembro e tem entrada gratuita.

 

Compêndio para Uso dos Pássaros – Belo Horizonte

O artista Roney Manzi propõe um diálogo entre o universo da moda e a poesia de Manoel de Barro em sua primeira exposição individual. Roney apresenta uma série de trabalhos, colagens, assemblages e objetos com fragmentos diversos de tecidos (padronagens de azulejaria, rendas e estampas de pássaros), montados com alfinetes, criando superfícies de geometrias planas e tridimensionais ao mesmo tempo.

A exposição acontece em Patrícia de Deus – Espaço de Arte até 3 de setembro com visitas de segunda a sexta, das 10 às 19h e aos sábados das 10 às 14h.

 

Café@mostra – Brada Palavra – Belo Horizonte

A artista Raquel Pinheiro apresenta em seu vídeo uma experiência audiovisual tipográfica sobre a relação do texto como imagem e da imagem como texto. Formas e sentidos das palavras para além de ser lida, ser vista e sentida. Raquel é ilustradora e diretora de audiovisual.

A experiência acontece no Café Sesc Palladium até dia 11 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 21h

 

agenda-cultural-setembro-brasilia
Rodin em Brasília

 

Mostra exibe obras modernistas de Auguste Rodin no TCU – Brasília

Auguste Rodin ganha mostra a “Rodin – O Despertar Modernista” na Galeria Marcantonio Vilaça. São 14 esculturas e 36 fotografias que ficam em cartaz até 5 de novembro, de terça a sábado, as 9h às 19h, com entrada gratuita.

 

AGENDA-CULTURAL-SETEMBRO-CURITIBA
Matisse em Curitiba

 

Henri Matisse ganha mostra na Caixa Cultural – Curitiba

Até 4 de setembro, a Caixa Cultural Curitiba recebe a exposição “Henri Matisse – Jazz”, uma montagem que reúne 20 pranchas originais impressas com a técnica au pochoir, feitas especialmente para o livro “Jazz” e publicadas em 1947.

 

AGENDA-CULTURAL-SETEMBRO-PORTOALEGRE
Luisa Brandelli em Porto Alegre

“Cruise Collection 2016”, de Luisa Brandelli – Porto Alegre

Na mostra, Luisa justapõe elementos como cristais, couro e miçangas a materiais, imagens e textos de origens distintas, propondo ao público uma crítica às construções do imaginário da identidade brasileira da atualidade. Já o título da exposição faz referência às coleções de moda prêt-à-porter produzidas entre as principais temporadas e destinadas a consumidores ricos em férias.

A mostra acontece na Galeria Ecarta até dia 25 de setembro. As visitas acontecem de terça a sexta, das 10h às 19h, aos sábados, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

AGENDA-CULTURAL-SETEMBRO-RECIFE
Teatro de Santa Isabel em Recife

 

Concertos gratuitos no Teatro de Santa Isabel – Recife

O Teatro de Santa Isabel tem programação cultural com diversos concertos gratuitos de música clássica, apresentados por bandas e orquestras sinfônicas da região.

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro com 1 hora de antecedência. No mês de setembro, a apresentação acontece na terça feira dia 27, às 10h.

 

 

Leia o post anterior:
‘Picture This’ permite que crianças desenhem suas próprias roupas

Muitos criadores adoram rabiscar desde bem pequenininhos, crianças são naturalmente criativas e adoram descobrir e criar coisas novas o tempo...

Fechar