Realidade virtual e como ela pode mudar a maneira como fazemos design

Quem é apaixonado por tecnologia já escutou muito falar sobre realidade virtual, visto como a próxima revolução da mídia, desde o cinema e a televisão, ela tem se tornado cada vez mais pauta de grandes palestras e sites de inovação.

A realidade virtual é uma tecnologia de interface que te transporta para um ambiente virtual. Induzindo efeitos sonoros e visuais e por vezes até táteis, a realidade virtual coloca o usuário em imersão completa em um ambiente simulado, permitindo que ele interaja ou não virtualmente.

Para facilitar o entendimento, confira esse vídeo que mostra como a realidade virtual funciona.

Certo, agora você deve estar se perguntando no que essa tecnologia influencia o papel do designer. A resposta é: em tudo! Com a realidade virtual será possível visualizar seu projeto em 360º e tamanho real antes de criar o protótipo físico. Seu cliente também poderá ter uma ideia real dos resultados.

Outro público que já está se beneficiando dessa tecnologia é o da arquitetura e design de interiores, criando ambientes virtuais inteiros como simulação. Veja:

O mais bacana é que grande parte da tecnologia está em nossos smartphones, por isso existem alternativas aos óculos elaborados e caríssimos, um belo exemplo de óculos de realidade virtual acessível é o Google Cardboard, uma versão em papelão que é vendida por cerca de 15 dólares.

Leia o post anterior:
Cores vibrantes marcam hotel design da Pantone

Muitas marcas famosas resolveram expandir seu lifestyle para hotéis e restaurantes, a gente já mostrou aqui o café Pantone, mas...

Fechar