Speedfactory, a fábrica automatizada da Adidas

A Adidas resolveu tomar uma atitude sobre a centralização da sua produção na Ásia, os calçados que eram feitos manualmente no continente, agora passarão, pouco a pouco, a ser produzidos em diferentes lugares do globo.

A ideia é unir a tecnologia com a produção local, combinando o design e desenvolvimento de produtos esportivos com uma fabricação automatizada, descentralizada e flexível.

A Speedfactory, fábrica automatizada da Adidas, fabrica rapidamente o cabedal do tênis numa máquina de tricô automatizada e o solado em impressora 3D. Esse processo você pode conferir no vídeo abaixo:

O objetivo é levar Speedfactories para diversos lugares do mundo, atualmente a Adidas conta com uma fábrica na Alemanha e com projeção de abertura de uma segunda em Atlanta no próximo ano.

Esse sistema de fábricas locais é extremamente positivo para o meio ambiente, gerando menos desperdício, poluição e combatendo a exploração de mão de obra muito comum nos países asiáticos. Além da produção limpa, uma diminuição considerável no tempo e trajeto do transporte desses calçados proporciona uma queda drástica nos custos de deslocamento e na poluição gerada nesse processo.

Agora é esperar que outras grandes empresas comecem a testar esse modelo!

Leia o post anterior:
SCMC promove acampamento de design com desafios na plataforma BeYou

De 1 a 5 de novembro, 32 alunos de moda e design de todo o estado estarão acampados na estrutura...

Fechar