#ESPECIALDESAFIO:  Dicas para arrasar nos croquis e definir sua coleção

Estamos quase acabando o #ESPECIALDESAFIO, hoje a gente vai bater um papo sobre o começo da sua criação, os croquis.

No último post da série, explicamos como traduzir os elementos do seu moodboard para formas, texturas, cores e padrões, pensando nisso, fica mais fácil definir como será sua coleção e colocar a mão na massa.

Se você ainda não domina o corpo base do croqui, existem algumas técnicas e treinos simples para aprender. O canal Caneta&Grafite gravou um vídeo super bacana ensinando, dá só uma olhada:

Depois que você tiver o corpo base é hora de pensar nas roupas que criará, não tenha medo de errar e fazer diversas vezes, o processo criativo não é um caminho linear, muito menos rápido. Não existem receitas prontas para definir como você começará a pensar nas peças, mas ajuda se você definir o mix da coleção.

O mix da coleção é a quantidade de cada tipo de peça que você terá e como elas combinam entre si. Chamamos de top as blusas e camisetas, botton são as calças, shorts e saias, one pieces são macacões e vestidos e outerwear são os casacos e coletes.

Esse é um exemplo de mix de uma grande marca, com uma coleção pequena, você pode diminuir os tipos de produtos - Foto: Reprodução
Esse é um exemplo de mix de uma grande marca, com uma coleção pequena, você pode diminuir os tipos de produtos – Foto: Reprodução

No mix de produto, você consegue planejar quantos looks de top+bottom você terá, assim como de vestidos e outerwear e de que maneira você pode combiná-los entre si. Uma boa ideia é pensar nas peças separadas, desenhá-las em pedacinhos de papel e depois brincar de montar os looks como em um quebra cabeça.

Lembre-se que no desafio da Casa de Criadores você deverá elaborar 10 croquis/looks. Não necessariamente você precisa criar todos os tipos de peças, sua coleção não precisa ter casacos ou macacões, por exemplo. Você pode criar uma coleção apenas de vestidos, ou ainda, ser uma coleção mista, com looks femininos e masculinos, isso quem decide é você!

Nesse post aqui o Vini Uehara ensina como colorir e aplicar estampas digitalmente - Foto: Reprodução
Nesse post aqui o Vini Uehara ensina como colorir e aplicar estampas digitalmente – Foto: Reprodução

Ah! Outra coisa importante e que sempre perguntam pra gente é se os croquis podem ser coloridos usando programas como Photoshop, Illustrator ou CorelDraw. E a resposta é sim! Você pode colorir e desenhar suas peças onde tiver mais habilidade, pode ser aquarela, lápis de cor, marcadores ou usando ferramentas digitais. Use toda a sua criatividade e aproveite para mostrar o seu melhor.

Quando você tiver os 10 croquis/looks prontos é hora de escolher o seu preferido para botar a mão na massa. Na próxima semana, daremos dicas para começar a modelar e costurar seu look.

Ah! Não deixa de conferir as regrinhas e o passo a passo na página do desafio clicando aqui, tá? Já pensou você cria uma coleção incrível e na hora de se inscrever esquece de alguma coisa?

Leia o post anterior:
Pinturas impressas em 3D permitem que cegos “enxerguem” obras clássicas

Existem obras de arte que vemos e ouvimos desde bem pequenos na escola e que já habitam nosso imaginário. Mas...

Fechar