O que é First Principles Thinking?

First Principles Thinking ou Raciocínio dos Princípios Iniciais é um método de pensamento para inovação muito simples, mas que foge do raciocínio tradicional por uma questão: As pessoas tendem a pensar por analogia, ou seja é baseado em algo que já foi feito, ou como as outras pessoas fazem. Pensar por analogia gera inovações incremental mas atrapalha a inovação radical. No FPT você considera as verdades fundamentais e a partir dai você pensa em soluções. O segredo é você duvidar de tudo possível até que sobre somente a verdade lógica.

Você muda o pensamento do “que funciona atualmente” para uma “verdade que sempre funciona”.

Exemplo famoso é: O que define um carro? O carro não precisa de nenhuma parte (peça/design) que os carros têm hoje. Ele não precisa de pneus ou de motor, tampouco precisa ser movido a combustível fóssil, ele não precisa ser dirigido por ninguém e tampouco precisa andar sobre rodas. A forma mais básica do carro precisa de um “compartimento” para transporte de pessoas e coisas, andar horizontalmente em vias seguindo as respectivas regras e levando pessoas de um ponto A até B. Isto define o fundamento básico de um carro.

Um outro exemplo está destacado na imagem abaixo. Podemos ver o fundador da Reserva Rony Mesler elucidando um dito popular “homem não compra roupa” e afirmando que era uma concepção popular que eles provaram estar fora da realidade. Hoje a empresa com 10 anos de existência já fatura R$340 milhões é um grande case de inovação.

 

Inovação Reserva

 

Outro caso emblemático de aplicação é a Space X, empresa que repensou o transporte espacial. Cabe aqui uma comparação com uma empresa que revolucionou o mercado de transporte em outra época. Henry ford não inventou o carro, na verdade ele transformou o mercado ao pegar um produto com muito potencial, o carro e desenvolver métodos produtivos que até então pareciam impossíveis, e ao diminuir o custo à Ford viabilizou o carro como o meio de transporte de massa. A SpaceX fez o mesmo, se apropriou das inovações que a Nasa havia desenvolvido na corrida espacial e pensando no que era essencial à um foguete conseguiu desenvolver viagens espaciais a 20% do custo que a Nasa tinha. Hoje eles já tiveram sucesso no pouso de um foguete, já imaginou o que isso vai gerar de valor? . É curioso destacar que o primeiro cliente da SpaceX foi a própria Nasa.

Vocês perceberam que eu citei uma empresa fundada por Elon Musk, um gênio que aplica como ninguém este conceito, a suas empresas revolucionaram desde o mercado de pagamento, passando pelo transporte espacial, chegando até a geração e armazenamento de energia elétrica. Ele adora este método de raciocínio, quem quiser ver mais, segue um vídeo dele explicando melhor o conceito: